A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) foi convidada para compor grupo de trabalho criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A iniciativa tem como objetivo desburocratizar processos e legislações do órgão para incentivar o crescimento da indústria brasileira.
O convite ocorreu em reunião realizada nesta quinta-feira (23), no Ministério, com a presença da CervBrasil e da ABIR. Na oportunidade, as entidades apresentaram ao ministro Blairo Maggi alguns problemas encontrados e fizeram sugestões. As associações devem levantar as necessidades do setor e encaminhá-las ao órgão.
O Ministério da Agricultura é responsável pelo registro e fiscalização de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. O órgão atesta a qualidade e segurança dos produtos para a saúde humana, fomentando o desenvolvimento da agricultura brasileira. Orienta ainda a rotulagem e controla o registro das bebidas e dos estabelecimentos produtores. A fiscalização é realizada pelas Superintendências Federais de Agricultura nos estados em conjunto com a Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas (CGVB).

Fotos: ASCOM/MAPA