ABIR participa de diálogo com Anvisa sobre rotulagem nutricional

Representantes da Rede de Rotulagem, grupo que reúne associações das indústrias de alimentos e bebidas e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), se reuniram nesta quinta-feira, 1/2, em Brasília, com o diretor de Regulação Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Renato Alencar Porto. O encontro teve como objetivo debater o aprimoramento da rotulagem nutricional dos produtos para fornecer mais informações aos consumidores e promover o consumo consciente.

A indústria tem colaborado nos diálogos sobre rotulagem nutricional reconhecendo a importância do tema e da avaliação técnica da equipe de especialistas da Agência tanto dos desafios quanto dos caminhos para enfrentá-los. Dentro do contexto colaborativo, o setor solicitou ao Ibope a realização de pesquisa de opinião pública nacional para contribuir com o processo. Entre diferentes informações, a pesquisa revelou que 76% da população busca, com frequência, informações nutricionais nas embalagens. Também realizada com público representativo da população nacional, pesquisa do DataPoder 360, realizada a pedido da indústria, mostrou que 79% das pessoas querem que essas informações sejam mais detalhadas.

Os representantes de fabricantes de alimentos e bebidas no Brasil defendem a busca de soluções baseadas em fatos concretos, estudos científicos e pesquisas. Têm defendido publicamente iniciativas de promoção do consumo consciente e da saúde da população, respeitando sempre a liberdade de escolha.