ABIR debate rotulagem nutricional em workshop em São Paulo

Na manhã desta quarta-feira, 18/10, a ABIR participou do workshop “Desafios e Escolhas Alimentares da População Brasileira”, em São Paulo. Organizado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o evento reuniu representantes da indústria, formadores de opinião e nutricionistas para debater o aprimoramento da rotulagem nutricional nos alimentos e bebidas.

O encontro, mediado pelo jornalista e apresentador Marcelo Tas,  teve como destaque a apresentação do modelo de rotulagem nutricional frontal proposto pela indústria e entregue à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com base indicativa por porção, onde os ícones de sódio, açúcares totais e gordura saturada passam a ser coloridos, em verde, amarelo e vermelho, cores de entendimento universal. “Somos a favor da informação e, por isso, rotulagem em cores é importante. Cabe ao consumidor a liberdade de escolha”, afirmou Alexandre Jobim, presidente da ABIR.

Para o presidente da ABIA, Edmundo Klotz, o rótulo deve informar, não inibir o consumidor. “Todo alimento é bom, tudo é questão de dosagem”, afirma. Para a nutricionista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Alimentação (SBAN), Márcia Terra, não existe alimento bom ou ruim, mas sim hábitos. “Por isso, retirar um alimento não muda a dieta e a situação de uma pessoa. É preciso informação para que escolhas mais saudáveis possam ser feitas de acordo com a dieta de cada pessoa”.

A importância de que temas ligados à saúde sejam tratados com responsabilidade foi destacada pelo coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Raul Amaral. “Quando se fala na relação alimentação e saúde é preciso muita responsabilidade. É fundamental ouvir especialistas. Induzir o consumidor a partir de imagens distorcidas não está ajudando, mas sim prejudicando”, afirma. A fala foi endossada pela nutricionista Vanderli Marchiori. “Quanto mais simples e mais clara a informação, maior o poder de escolha da população”.

O evento contou ainda com um mini supermercado, no qual os participantes puderam olhar os rótulos e comparar as informações nutricionais de cada produto.