ABIR avança na autorregulação do setor com dois novos compromissos

Associadas firmaram compromisso de adaptarem seus portfólios vendidos em escolas com
crianças menores de 12 anos e estabeleceram diretrizes quanto à composição, rotulagem e comercialização responsável de bebidas energéticas

 

Os anseios da sociedade são fundamentais para a indústria de bebidas não alcoólicas brasileira que busca, a cada dia, contribuir para ser parte da solução. Por esse motivo, tem investido cada vez mais na autorregulação como medida de compliance, por se tratar de um processo eficaz de tomada de decisão, com aplicação imediata, que só traz benefícios às empresas e à sociedade.

Dois novos compromissos foram divulgados pelo presidente da ABIR, Alexandre Jobim, na abertura do Congresso da Associação na Anufood Brazil, nesta terça-feira (10/3): diretrizes sobre a venda de bebidas não alcoólicas em escolas e quanto à venda de bebidas energéticas em geral. As empresas associadas à ABIR se comprometeram a adaptar seu portfólio vendido nas escolas com crianças menores de 12 anos, de modo a abranger somente produtos como água (mineral, fonte purificada com e sem gás), água de coco, sucos 100% de frutas ou vegetais e bebidas à base de leite e produtos assemelhados advindos da inovação tecnológica. A medida teve como base o Estatuto da Criança e do Adolescente e a importância da responsabilidade dos pais nessa faixa etária no processo de escolhas de consumo.

Quanto às bebidas energéticas, a autorregulação trouxe diretrizes claras quanto a Composição, Rotulagem e Comercialização Responsável. As diretrizes objetivam certificar que os rótulos das embalagens de bebidas energéticas contenham informações claras sobre os níveis de cafeína, bem como não fazer anúncios direcionados a crianças menores de 12 anos, em ambiente virtual ou em mídia tradicional. Importante destacar que esse compromisso já é desenvolvido voluntariamente por algumas empresas associadas à ABIR, portanto, trata-se de um alinhamento da categoria. “A indústria brasileira de refrigerantes acredita na autorregulação e está comprometida com a promoção de hábitos de vida equilibrados. Por esse motivo, investe constantemente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, o que gera a reformulação de seu portfólio e a disponibilidade de uma gama de produtos para os mais diversos momentos de consumo”, afirma Jobim.

Confira a íntegra dos compromissos.

Venda de Bebidas Não Alcóolicas em Escolas 

Composição, Rotulagem e Comercialização Responsável de Bebidas Energéticas

 

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