Na manhã da última quinta-feira, 27/4, a ABIR celebrou um ano do lançamento das diretrizes que suspendem ações de marketing para crianças até 12 anos com mais um passo importante no engajamento do setor. Foi realizado um workshop na sede da associação, em Brasília, com a participação de representantes de marketing das empresas associadas, para a apresentação do escopo de trabalho sobre o monitoramento da implementação dos compromissos assumidos.
A KPMG, considerada uma das melhores empresas de auditoria, está à frente do processo que consiste em uma análise qualitativa com imersão e posteriores relatórios sobre o cumprimento das orientações.
O encontro contou ainda com apresentação da Diretora de Advocacy do Instituto Alana, Isabella Henriques, que apoiou a iniciativa de engajamento das empresas na agenda de publicidade infantil, bem como relatou expertises, cases e normas direcionadas ao marketing para esse público.
“As diretrizes representam um compromisso de marketing responsável, uma auto regulamentação do setor seguindo uma tendência mundial de reavaliação de conteúdos voltados para crianças. O monitoramento garantirá o diálogo e a transparência dos compromissos firmados perante a sociedade”, reforça o presidente da ABIR, Alexandre Jobim.
Confira as Diretrizes ABIR de Marketing para as Crianças.
As medidas consideram a suspensão de comunicações de marketing em mídias com audiência de pelo menos 35% de crianças com idade até 12 anos.
A Associação reconhece e respeita o papel dos pais e responsáveis como tomadores de decisão sobre o que é apropriado para o consumo das crianças. As Diretrizes lançadas têm como objetivo a definição orientações para o setor nas áreas de marketing e publicidade para esse público.