A Nestlé iniciou uma jornada global de renovações e inovações de portfólio, que se intensificou na última década, para atender a novos perfis e oferecer soluções que levem saúde, nutrição e bem-estar ao consumidor. No Brasil, nos últimos cinco anos, investiu mais de R$ 400 milhões em pesquisas e lançamentos de produtos mais saudáveis, além da renovação de itens que já fazem parte do mix da companhia. Foram vinte projetos em 2018 e outros 25 estão planejados para 2019. A companhia intensificou a jornada de redução de ingredientes como açúcar, sódio e gorduras. Desde 2014, foram reduzidas mais de 14 mil toneladas de açúcares, mais de 5 mil toneladas de gorduras saturadas e mais de 300 toneladas de sódio. “A Nestlé busca sempre entender e se antecipar às mudanças e evoluções que impactam o comportamento e o estilo de vida das pessoas”, destaca o vice-presidente de Marketing e Comunicação da Nestlé, Frank Pflaumer.
De acordo com o executivo, a empresa vem aumentando o número de inovações e renovações de produtos com foco em nutrição, saúde e bem-estar, com o lançamento de alimentos e bebidas mais nutritivos, simplificando listas de ingredientes, removendo corantes artificiais e adicionando micronutrientes deficitários na população local. A companhia está empenhada em continuar a jornada de redução de ingredientes sensíveis à saúde das pessoas, como gordura saturada, açúcar e sódio, e aumentar ingredientes positivos, como cereais integrais, fibras, proteína, além de oferecer as vitaminas e minerais mais deficientes na população brasileira.
Inovações no portfólio brasileiro
O Instituto faz parte da organização de pesquisa global da Nestlé e estará localizado em Lausanne, na Suíça. Com início de operação previsto para o segundo semestre de 2019, o centro empregará cerca de 50 pessoas e incluirá um complexo de laboratórios de última geração, além de instalações para prototipagem rápida. Em estreita colaboração com a rede global de pesquisa e desenvolvimento daNestlé, parceiros acadêmicos, fornecedores e startups, o Instituto avaliará a segurança e a funcionalidade de vários materiais de embalagem sustentáveis.
Grandes números
- A Nestlé tem renovado globalmente mais de 8 mil produtos por ano, em razão de considerações nutricionais ou de saúde, também nos últimos cinco anos
- Somente em 2018, foram lançados mais de 1.300 novos produtos abordando necessidades nutricionais específicas de bebês, crianças, mulheres grávidas ou novas mães.
- 29 milhões de crianças alcançadas pelos programas Nestlé para crianças mais saudáveis em 86 países ao redor do mundo desde 2018
- A Nestlé tem como meta global para 2020 reduzir em 5% os açúcares adicionados e em 10% o sódio em nos produtos da companhia.