A plataforma Reciclar pelo Brasil, criada em outubro de 2017 em uma aliança entre as concorrentes Coca-Cola Brasil e Ambev, recebe novos integrantes. Nestlé Brasil e Vigor se unem às empresas de bebidas com o objetivo de ampliar o alcance das atividades do programa e potencializar investimentos direcionados às cooperativas de catadores do país, em parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).
A adesão de empresas faz parte do objetivo do programa de aumentar a eficácia de suas ações, ao unir esforços numa agenda de relevância ambiental que ultrapassa as fronteiras de mercado. A plataforma passa a apoiar 160 cooperativas em 17 estados, impactando diretamente três mil catadores. Isso significa um investimento 25% maior, o que aumenta o impacto em 45%, tornando o Reciclar pelo Brasil o maior programa de reciclagem inclusiva do país.
O programa faz parte da estratégia do setor empresarial no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a parceria reforça o compromisso das empresas com o meio ambiente e a sustentabilidade de suas embalagens, temas prioritários comuns em suas agendas de investimento.
“A entrada da Nestlé no Reciclar pelo Brasil é mais um passo em busca da nossa ambição de tornar 100% de nossas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025, evitando que elas sejam descartadas em aterros sanitários, lixões ou ainda no meio ambiente. Estamos comprometidos em desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de processos de coleta, triagem e reciclagem eficientes nos países onde operamos e buscamos trabalhar com representantes da cadeia de valor e associações de classe para explorar diferentes soluções nesse sentido. O Reciclar pelo Brasil é justamente a concretização de uma forma de apoiarmos, junto com outros parceiros, o desenvolvimento de toda a cadeia de reciclagem do país, contribuindo para a capacitação e crescimento de cooperativas que atuam na coleta e destinação desses materiais”, afirma Cristiani Vieira, gerente de Sustentabilidade da Nestlé Brasil.
“O Reciclar pelo Brasil é uma iniciativa alinhada com a visão de sustentabilidade da Vigor. É uma ação com pilares social e ambiental de grande impacto na sociedade e a Vigor somará forças para potencializar os resultados desse projeto. Há algum tempo, já apoiamos iniciativas como essa e estamos motivados em dar ainda mais ênfase por meio dessa plataforma”, afirma Adriano Ferriani, Coordenador Corporativo de Sustentabilidade na Vigor.
Um ano de Reciclar pelo Brasil
Em pouco mais de um ano de existência, o Reciclar pelo Brasil aplicou uma tecnologia social de resultados rápidos e mensuráveis, baseado em uma metodologia que abrange todas as frentes de desenvolvimento desse tipo de organização – que, na maioria das vezes, se apresenta em situação de bastante vulnerabilidade social, com desafios de gestão e baixa infraestrutura.
O acompanhamento das associações de catadores mostrou o quanto as cooperativas conseguiram avançar nesse período. Na análise que dividiu todas as cooperativas em quatro estágios de desenvolvimento, 68% das organizações que estavam no nível “básico” de desenvolvimento passaram a ser classificadas no nível “intermediário”. Na criação do programa, nenhuma das cooperativas era considerada de nível “avançado” e, hoje, são dez nesse grupo.
A avaliação leva em conta, ainda, temas como regularização jurídica e contábil, gestão administrativa e financeira e, gestão operacional, entre outros. Além do crescimento dos indicadores, o progresso na classificação das cooperativas as torna mais elegíveis para receberem investimentos.
“Hoje, no Brasil, há cerca de 2.000 organizações de catadores, que se encontram em níveis distintos de desenvolvimento. Ao longo do último ano, a Ancat, por meio da plataforma Reciclar pelo Brasil, tem enfrentado de forma objetiva os obstáculos que dificultam o acesso formal destas organizações à cadeia da reciclagem e tem atuado para que esses trabalhadores superem a situação de vulnerabilidade em que vivem,” diz Roberto Laureano, presidente da Ancat.
“Estamos muito felizes com a entrada de mais empresas no Reciclar pelo Brasil, juntando nossos esforços pela solução de uma das principais questões ambientais da atualidade. O desenvolvimento e profissionalização das cooperativas e catadores contribui não só com sua evolução, mas com a redução do impacto ambiental das nossas embalagens. Isso faz parte do nosso sonho: unir as pessoas por um mundo melhor,” comenta Filipe Barolo, gerente de Sustentabilidade da Ambev.
“O grupo que está se formando extrapola o diálogo intersetorial sobre cumprimento da lei. Estamos comprometidos a encontrar a melhor forma de utilizarmos nossos recursos para alcançarmos crescimentos exponenciais dos resultados. O Reciclar pelo Brasil está aberto para a entrada de qualquer ator que queira participar dessa nova forma de parceria”, afirma Thais Vojvodic, gerente de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.
Fonte: Coca-Cola Brasil