A água mineral Levity, produzida pela Bebidas Poty, foi selecionada como a segunda melhor água gaseificada entre as 18 marcas de vários países participantes de um concurso internacional. A prova foi realizada durante a Termatalia – Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem Estar que terminou na sexta-feira, em Foz do Iguaçu (PR). A Termatalia foi realizada pela primeira vez no Brasil e é considerado o mais importante do mundo no setor termal.
O concurso internacional de degustação reuniu marcas de águas minerais naturais com gás e sem gás. O júri foi composto por especialistas em águas e hidrosommerliers do Brasil, Espanha, Argentina e França. A degustação é feita às cegas. Os jurados experimentam as águas inscritas sem saber sua origem. A Levity foi classificada como a segunda melhor água mineral natural gaseificada. Em primeiro lugar ficou a água Magma de Cabreiroá, da Galicia, na Espanha. O concurso selecionou ainda as melhores águas em outras três categorias de água mineral natural sem gás, de acordo com o grau de mineralização, uma categoria de água mineral com gás natural e também a água com embalagem mais inovadora.
O júri dos eventos da Termatalia ė composto por profissionais especialistas em águas com uma formação chamada de hidrosommellier. Joseani Saiyiru Octaviani, química e hidrosommellier da Termatalia, fez parte do corpo de jurados. Ela explica que são avaliados 15 quesitos organolépticos, visuais, olfativos e gustativos. Através da pontuação destes itens são selecionadas as águas que apresentam melhor equilíbrio entre estes critérios sensoriais. “Avaliamos testes como transparência, brilho, aroma, persistência, retrogosto e se a água é agradável ao paladar. No caso da água gaseificada avaliamos também a reação física do gás em harmonização com os minerais, além da sensação que proporcionam. No caso da Levity, as bolhas tem tamanho médio e estrutura persistente e dão uma sensação prazerosa”, afirma a hidrosommelier.