As transformações nos padrões de consumo impactaram a indústria de bebidas não alcoólicas ao redor do mundo e abriram mercado para produtos de nicho com características gourmet, como as bebidas carbonatadas.
A gourmetização pode ser observada em marcas com formulações exclusivas que harmonizam diferentes matérias-primas aromáticas, em algumas vezes criadas com assessoria de chefs de cozinha ou de sommeliers. Muitas dessas bebidas carregam atributos alinhados ao desejo do consumidor por produtos nutritivos, funcionais e sustentáveis.
Hoje, já existem no mercado opções de chás e sucos carbonatados, águas saborizadas de baixa gaseificação, néctares e refrescos gaseificados, bebidas esportivas e energéticas carbonatadas e até mesmo bebidas carbonatadas com água de coco.
O crescimento das bebidas carbonatadas gourmet é comparado ao boom de mercado das cervejas artesanais, que teve rápido crescimento e viu surgir diversos produtores que aproveitaram a forte demanda.
Existem vários atributos que têm sido utilizados para o desenvolvimento de uma nova geração de bebidas carbonatadas. Apesar de terem características similares, costumam ser classificadas de diferentes formas, tais como bebidas gourmet, premium, artesanais ou bebidas para adultos (adult soft drinks), dependendo do seu posicionamento de mercado e alegações utilizadas na comunicação de marketing.
O mercado de bebidas não alcoólicas para adultos apresenta várias oportunidades para crescimento, explorando ocasiões nas quais as pessoas buscam opções diferentes para o consumo no âmbito familiar ou alternativas mais sofisticadas para substituir bebidas alcoólicas.
Essa onda tem estimulado também a produção de bebidas carbonatadas diferenciadas nos estabelecimentos de food service e o ressurgimento dos sistemas para produção individual. Apesar de representarem uma categoria de nicho, ainda predominantemente distribuídas por pequenos varejistas e lojas especializadas, são bebidas que exploram o desejo dos consumidores de experimentar produtos com sabores mais refinados, com utilização de tecnologias inovadoras, como a fermentação, e ingredientes botânicos exóticos.
Fonte: Brasil Beverage Trends 2020