Indústria de bebidas não alcoólicas apresenta inovações ligadas à saudabilidade na Fispal Tecnologia

Alexandre K.Jobim, Presidente da ABIR, Luis Madi (ITAL) e Igor Castro (ABIR).

Inovações tecnológicas alinhadas às tendências de saúde e bem-estar no mercado de bebidas não alcoólicas, assim como os desafios e oportunidades do setor em atender as novas exigências do consumidor. Essa foi a temática da segunda edição do Beverage Innovation Summit, evento fruto de parceria entre ABIR e Ital, realizado nesta sexta-feira, 29 de junho, durante a Fispal Tecnologia, em São Paulo.

A palestra de abertura foi realizada pelo presidente da ABIR, Alexandre K. Jobim, que apresentou um panorama do setor de bebidas não alcoólicas no Brasil. “É uma indústria estável, pujante e que mesmo com queda de 7% na produção em volume não desempregou, não parou de fazer investimentos e arcar com os tributos nas três esferas federativas”, afirmou. Alexandre destacou o direito constitucional da liberdade de escolha dos consumidores e o olhar atento da indústria para seus anseios. “A indústria já reduziu em 11% o açúcar nos últimos 5 anos e propõe a redução de mais 25,6% nos próximos 4 anos. Vale destacar que a obesidade é uma doença multifatorial e que as bebidas açucaradas correspondem a apenas 4% do valor calórico da ingestão diária dos brasileiros’, diz.

Alexandre K.Jobim, presidente da ABIR
Luis Madi, Diretor-geral ITAL

Dados da pesquisa Vigitel, realizada pelo Ministério da Saúde, revelam que em 10 anos a obesidade cresceu de 11,8% para 18,9%, porém o consumo de refrigerante baixou de 30,9% para 16,5%. “Não podemos admitir intervenções descabidas. Querem vilanizar o refrigerante porque é mais fácil apontar o dedo. A obesidade é multifatorial e as bebidas açucaradas não são o problema da obesidade no Brasil, que corresponde apenas a 4% do valor calórico da ingestão diária pelos brasileiros”, conclui.

Também foram apresentadas as principais agendas da indústria e iniciativas como marketing infantil responsável, investimento no esporte, aumento do portfólio e diversificação das embalagens, além de rotulagem informativa com a proposta semafórica, de linguagem universal.

O consumidor impulsiona a inovação

Para Raul Amaral, coordenador do ITAL, a mudança dos hábitos vai transformar o mercado de alimentos e bebidas no futuro. “Os acontecimentos moldam as opiniões, preocupações e comportamentos de compra da geração. Milhões de informações sobre comida são passadas pelas redes sociais diariamente. O novo consumidor procura por produtos ambientalmente responsáveis, autênticos e que são produzidos localmente. Estes, comunicam suas experiências de compra por meio das mídias sociais e mantêm-se leais às marcas que percebem que são tratados adequadamente”, afirma

Raul Amaral, Coordenador do Ital

De acordo com Raul, o mito do “ultraprocessado” é uma barreira a ser vencida.  “São sim seguros, gostosos e saudáveis. A indústria, atenta a esses novos movimentos, investe na personalização, na diversificação de sabores, na funcionalidade das bebidas e na experiência de consumo”, diz.

Novos produtos, novos cases

A tarde do evento foi destinada à apresentação de cases ligados à inovação tecnológica, com desafios e resultados da indústria de bebidas não alcoólicas na reformulação, funcionalidade e sustentabilidade que envolvam ingredientes, embalagem e equipamentos. Empresas como Coca Cola, Duas Rodas, Citrus BR, Sinergy, IFF, Cargil e JBT apresentaram os desafios da reformulação de bebidas para atender a um consumidor cada vez mais informado e preocupado com sua saúde, com destaque para a aplicação de frescor, bebidas híbridas, o poder das plantas para o setor e promoção da exportação de sucos.

Após a apresentação, os participantes puderam experimentar os novos produtos dos fabricantes apresentados nos cases e também receberam o livro “Brasil Beverage Trends 2020″, um panorama do mercado de bebidas não alcoólicas no mundo e perspectivas para os próximos anos.

 

Assessoria de Imprensa da ABIR

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