Nos últimos anos, as águas envasadas se tornaram uma das categorias que mais cresceram ao redor do mundo. No Brasil o consumo total de água engarrafada aumentou 70% de 2010 para 2013¹. Os aumentos maiores ocorreram nos estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Estudo da empresa Canadean indicou que, em 2015, o consumo global de água acondicionada em garrafas e copos estaria atingindo 233 bilhões de litros. As águas engarrafadas representam a categoria de maior crescimento também nos Estados Unidos. No período entre 1976 e 2013, a taxa de crescimento anual foi de 9,5%, muito acima das outras categorias².
Várias tendências têm contribuindo para esse expressivo crescimento, entre as quais a identificação das características puras, funcionais e isentas de calorias das águas engarrafadas. Além da nutrição e funcionalidade que as águas oferecem aos consumidores, as versões carbonatadas têm se destacado como uma alternativa para os consumidores que migram das bebidas carbonatadas tradicionais, mas não querem abdicar da refrescância e do sabor que essas proporcionam.
Investindo em inovação e seguindo a tendência mundial, a indústria de bebidas não alcoólicas brasileira já oferece algumas opções de águas com aromas de limão e tangerina, por exemplo. O hábito, cada vez mais comum entre os brasileiros, de adicionar frutas, flores e ervas para deixar a água mais atraente é a inspiração da indústria para novas bebidas leves e com um toque especial de sabor.
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Fontes:
¹Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas – ABIR
² Brasil Beverage Trends 2020 – ITAL