A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) repudia a invasão às instalações da Brasal Refrigerantes, fabricante Coca-Cola no Distrito Federal (ocorrida dia 22/03), às instalações da Nestlé em São Lourenço, Minas Gerais (ocorrida dia 19/03) e às instalações do Centro de Convenções Ulysses Guimarães onde estão sediados os painéis e debates do Fórum Mundial da Água organizado pelo Conselho Mundial da Água.
O evento internacional, no qual o setor representado pela ABIR participa ativamente das discussões em busca de maior eficiência no uso e na manipulação da água e pela preservação do meio ambiente, reúne os mais diversos setores da sociedade para que se debata todos os temas de forma ampla e transparente.
O diálogo livre, elevado e franco é sempre o caminho para dirimir divergências e buscar consensos na ação pública – seja por dentro das instituições, seja por meio dos grupos legitimamente constituídos para alertar a sociedade e seus representantes das vantagens e desvantagens acerca de soluções eventualmente antagônicas que se venha adotar.
A ABIR presta toda a solidariedade aos controladores, à direção, aos funcionários e aos colaboradores da Brasal e da Nestlé, bem como aos participantes e organizadores do Fórum Mundial da Água.
Nossa associação confia na firme determinação das autoridades públicas e espera que tomem as providências necessárias a fim de se fazer prevalecerem o diálogo e o debate democrático.
Alexandre Kruel Jobim,
Presidente da Abir