Bebidas não alcoólicas devem ganhar novos sabores

A indústria brasileira de refrigerantes e bebidas não alcoólicas tem como expectativa para o ano de 2018 a entrada de dezenas de frutas brasileiras e europeias para o cardápio de matérias-primas na produção de bebidas no país. Espera-se que frutas brasileiras como, por exemplo, jenipapo, tamarindo, umbu e carambola preencham as prateleiras dos mercados nos próximos anos.

O trabalho para a inclusão dos novos sucos, polpas de frutas e de vegetais vem sendo feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em diálogo com o setor. No segundo semestre de 2017, a ABIR participou de consultas e audiências públicas para a revisão das normas presentes na Instrução Normativa MAPA 01/2000, que padroniza as polpas e sucos que podem ser utilizadas na produção de bebidas no Brasil.

As mudanças devem ser publicadas ainda em 2018 e, para o diretor técnico da ABIR, Igor Castro, a novidade é importante para o setor. “Vai ser aberto um vasto leque de novas opções para a indústria. Teremos muitas possibilidades de criação de novos produtos aqui no Brasil”, afirma. De acordo com o diretor, a mudança incentiva a agricultura e também é positiva para os consumidores. “Quando se coloca uma fruta dentre os ingredientes, temos componentes interessantes como fibras, proteínas e aminoácidos que contribuem para a saúde humana”, destaca.