ABIR assume a presidência do Conselho Internacional de Associações de Bebidas (ICBA)

A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), na pessoa de seu presidente, Alexandre Kruel Jobim, assume a presidência do Conselho Internacional de Associações de Bebidas (ICBA) durante encontro anual, este ano realizado em Viena, na Áustria, nos dias 5 e 6 de dezembro.

Durante o encontro, representantes de associações e empresas de todo o mundo debateram sobre temas de interesse do setor, entre eles, oportunidades e desafios das bebidas adoçadas de baixa caloria; e rotulagem nutricional sob a perspectiva do Codex Alimentarius, bem como sua intersecção com políticas nacionais e globais sobre o tema.

Ainda no evento, foi lançado o Grupo Regional para América Latina no âmbito do Conselho, com o objetivo de apoiar e nivelar expertises das associações de bebidas da região. O grupo será liderado pelo diretor Regional do ICBA para América Latina, Santiago López Jaramillo, que atua na Colômbia.

“A América Latina é uma região chave para a indústria global de bebidas e tem desafios e oportunidades bem distintos. Este novo Grupo Regional ajudará a fortalecer o trabalho de nossas associações e o alinhamento em políticas e problemas críticos” afirmou Katherine Loatman, diretora executiva do ICBA.

Para o líder do recém criado grupo, Santiago López Jaramillo, “a América Latina é uma importante região que abrange muitos países, economias e culturas. A indústria de bebidas na região é focada na adoção das melhores práticas, promoção de políticas públicas responsáveis e no avanço do comprometimento da nossa indústria com clientes, consumidores e comunidades. A criação do Grupo Regional para América Latina é mais um passo a frente nessa direção”.

O Grupo abrangerá América Central, do Sul e Caribe e estabelecerá um fórum com associações de bebidas da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, México e Peru. Este é o segundo grupo regional criado no âmbito do ICBA, seguindo o lançamento do Grupo Asia-Pacífico em março de 2016.

Sobre o ICBA

O  ICBA (da sigla em inglês para International Council of Beverages Associations) é uma organização não governamental de cunho internacional, criada em 1995, para representar os interesses da indústria de bebidas não alcoólicas. Reúne associações de vários países e regiões do mundo, assim como empresas internacionais que operam em mais de 200 países, e produzem, distribuem e vendem bebidas não alcoólicas tais como refrigerantes, água, sports drinks, energéticos, chás e café prontos para beber, sucos naturais de frutas e vegetais e néctares.

Com informações do ICBA.