Ministerio da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o primeiro Anuário de Bebidas Não Alcoólicas

A publicação é fruto do levantamento anual realizado pela Secretaria de Defesa Agropecuária, e faz referência a dados coletados em 2023.

O anuário, que contou com apoio da ABIR, traz dados estatísticos sobre o registro de estabelecimentos e fábricas; o registro de produtos e variações de marcas; números referentes às exportações e importações; detalhes sobre a geração de empregos do setor de bebidas não alcoólicas e, por fim, dados sobre a declaração anual de produção e estoques.

O lançamento foi realizado no SESI LAB, em Brasília, e contou com discursos do Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart; do Presidente da ABIR, Victor Bicca Neto; do Diretor do Departamento de Inspeção de Alimentos de Origem Vegetal, Hugo Caruso; da Coordenadora do MAPA, Juçara André; e do Diretor de Regionais da ABIR, Fernando Pinheiro. Estiveram presentes autoridades, influenciadores, associados e associações parceiras.

No espaço do evento, foi montado um grande painel com todas as marcas associadas à ABIR e suas respectivas histórias, além de uma ilha de degustação com refrigerantes, sucos e águas saborizadas, de fábricas de norte a sul do país, tradicionais nos lares dos brasileiros.

“A publicação evidencia que as políticas públicas estão no caminho certo, uma vez que o crescimento do setor reflete claramente o compromisso do Governo Federal em fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva”, afirmou Goulart. Ele ressaltou, ainda, que a Secretaria de Defesa Agropecuária tem desempenhado seu papel institucional com eficiência, garantindo, por meio de regulamentações e fiscalizações, que o setor se desenvolva de forma sustentável. “Isso assegura que os produtos disponibilizados aos consumidores cumpram com os padrões de identidade, qualidade e segurança exigidos”, disse.

“O primeiro Anuário Brasileiro de Bebidas Não Alcoólicas representa um marco, ao demonstrar a importância do setor na economia do país, na geração de empregos e na valorização da produção regional, exaltando nossa força, cultura e sabores ímpares”, afirmou Victor Bicca. “São 3.494 estabelecimentos de pequenas, médias e grandes empresas, de norte a sul, com mais de 59 mil produtos registrados e 92 mil marcas, cujos dados neste anuário mostram a potência do setor de bebidas não alcoólicas do Brasil. Agradecemos todo empenho do MAPA neste relevante trabalho”, concluiu.

Acesse a íntegra do Anuário de Bebidas Não Alcoólicas aqui

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