Victor Bicca Neto, presidente da ABIR, reafirma compromissos da indústria durante webinar promovido pelo NIS — Nutri Ingredients Summit
O setor de bebidas não alcoólicas está cada vez mais focado em inovar para atender as demandas de um mercado em constante transformação, disponibilizando informação de qualidade para que os consumidores possam fazer escolhas alinhadas aos seus estilos de vida. Estas foram algumas das mensagens-chave transmitidas nesta terça-feira (30) pelo presidente da ABIR, Victor Bicca Neto, durante sua participação em webinar que teve como temática “Panorama e Perspectivas do setor de bebidas não alcoólicas brasileiro”. Promovido pelo NIS — Nutri Ingredients Summit, evento que reúne anualmente importantes players da indústria para discutir as novidades do mercado, o webinar contou ainda com a participação de Renata Martin, da Sensient Technologies, multinacional americana do setor de cores, sabores e fragrâncias para alimentos; e de Brent MacDonald e Caroline Pelegrini, da DMS, companhia holandesa que pesquisa, entre outras coisas, novas soluções para sintetizar o ácido graxo ômega-3.
Bicca abriu sua exposição com dados do mercado de bebidas no Brasil. Apesar da queda nas vendas, sobretudo por conta da diminuição da ordem de 70% no consumo fora de casa, 2020 teve uma pequena expansão de 0,35% no volume médio de bebidas produzido pelas 71 associadas da ABIR. Isto, segundo ele, traduz a aposta do setor pela retomada. Foram 32 bilhões de litros de bebidas não alcoólicas elaborados em cerca de 140 fábricas espalhadas pelo país, gerando 2 milhões de empregos diretos e indiretos. Esse volume manteve o Brasil como o quarto maior mercado do setor de bebidas não alcoólicas do mundo. Num cenário desafiador, com menos vendas ao mesmo tempo em que os consumidores exigem opções de produtos cada vez mais saudáveis, convenientes e sustentáveis, Bicca reforçou o compromisso das associadas da ABIR com a inovação. “Inovação está no DNA do setor de bebidas não alcoólicas. E não só: buscamos sempre ser parte da solução nas mais diversas agendas. Temos compromisso de marketing para crianças, não anunciando para menores de 12 anos; compromisso voluntário e inédito mundialmente de redução de açúcar no portfólio; de apoiar eventos esportivos; de aprofundar nosso código de conduta e ética. E estamos igualmente comprometidos com a implementação, em 2022, da nova rotulagem nutricional aprovada pela Anvisa, para ajudar o consumidor a escolher cada vez mais conscientemente as opções de bebidas que melhor lhe atenderem”, afirmou.
Bicca explicou ainda que a recuperação do setor de bebidas não alcoólicas, para a qual ele prevê uma aceleração nos próximos meses, teve outra importante ajuda diretamente ligada à inovação: a digitalização. “Tivemos forte crescimento no delivery, associando-nos às grandes plataformas digitais. Todas as empresas grandes e várias pequenas e médias passaram a fazer isso. Vai representar uma diferença enorme nos próximos anos. Também apoiamos o pequeno comércio tradicional e ajudamos os comerciantes a se digitalizarem. Por isso, oito grandes empresas do nosso setor se juntaram no Movimento Nós para auxiliar o pequeno comerciante. O setor como um todo teve flexibilidade, adaptabilidade, maior colaboração e menor competição.”
Todas as associadas têm colocado o consumidor no centro das suas decisões. Daí a inclusão de várias novas opções com menos açúcar e ingredientes mais naturais ao portfólio geral das empresas. Além disso, as demandas do mercado por embalagens recicláveis e retornáveis, por uma menor geração de resíduos e por maior sustentabilidade no manejo de recursos, como a água e as matérias-primas, fazem parte das iniciativas do setor. “Está todo mundo engajado e comprometido com a agenda ESG. A ABIR esteve na COP26 (reunião anual do clima promovida pela ONU em Glasgow, na Escócia), no início deste mês. As embalagens retornáveis foram apresentadas como case de sucesso. Atualmente, o portfólio de vidro da ABIR é 97% retornável. É a logística reversa perfeita”, descreveu Victor.
Já na parte do evento que reuniu todos os participantes para debater entre si e responder às perguntas da audiência, o presidente da ABIR falou sobre a nova norma de rotulagem nutricional divulgada pela ANVISA. “O Brasil deu um exemplo com a aprovação da nova norma de rotulagem nutricional, após quatro anos de discussão. Vem em linha com o que estou falando: dar ainda mais informação ao consumidor. Vai facilitar ao consumidor a escolha desses produtos alinhados ao seu estilo de vida”, ponderou Bicca. Também ganhou destaque o compromisso das associadas da ABIR firmado em 2020, de reformulação do portfolio vendido nas escolas composto por produtos como água (mineral, fonte purificada com e sem gás), água de coco, sucos 100% de frutas ou vegetais e bebidas à base de leite e produtos assemelhados advindos da inovação tecnológica.
Você pode assistir ao webinar na íntegra no canal do NIS no YouTube.