Criada em 26 de outubro 1950, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas cresceu, evoluiu, e aprimorou a defesa institucional do setor em consonância com os anseios e o respeito aos consumidores. Temos orgulho em representar mais de 85% do mercado, 70 empresas de norte a sul – pequenas, médias e grandes – que recolhem anualmente cerca de R$13 bilhões em impostos estaduais e municipais e aquecem a economia do país gerando mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos. Um setor que, mesmo diante de todos os desafios impostos, sempre primou pela inovação, pela transparência, pela ética e pelo diálogo como principais ferramentas na busca de soluções.
Gostaríamos de celebrar essa data tão importante para a ABIR em cenário diferente do que estamos vivendo com a pandemia causada pela COVID, doença não presente em nenhum plano de negócios de nenhuma empresa do país e do mundo, e que gerou impactos em toda a sociedade, também nos impactando de maneira expressiva. Toda a logística de uma cadeia de produção precisou ser revista de ponta a ponta, com investimentos não previstos porém necessários para garantir que os brasileiros pudessem estar abastecidos. Sim, nós não paramos. Foram muitas as iniciativas de fomento aos negócios locais, de apoio aos bares, restaurantes, comunidades. Foram tantas as iniciativas de cada empresa no cuidado com seus funcionários, sejam nas fábricas, sejam nos escritórios. Temos muito orgulho do nosso setor.
Ademais, um setor acostumado a se deparar com muitos, muitos desafios. Porém, com trabalho árduo não nos alienamos em relação a temas sensíveis à opinião pública. Não deixamos de propor assuntos de interesse do setor com repercussão no Estado e na sociedade. Combatemos falácias com informação. Criamos novos compromissos acreditando cada vez mais na autorregulação. Desde 2016, as empresas firmaram compromissos importantes como a não realização de marketing direcionado ao público infantil com auditoria externa, adaptação do portfolio de venda de bebidas nas escolas, bem como assinatura de acordo voluntário entre Ministério da Saúde e Indústria para redução do teor de açúcar nos alimentos e bebidas até 2022. Com foco nas demandas do consumidor ligadas à saudabilidade, a indústria já vem há anos ampliando seu portfólio com opções diet e zero açúcar, ofertando opções não calóricas no mercado.
Avançamos muito na defesa das bebidas não alcoólicas no Brasil e temos a certeza de que novas vitórias nos aguardam, bem como novos cenários. A ABIR seguirá trabalhando com excelência os pleitos do setor, com base na transparência e diálogo com o setor público e privado.