A Nestlé anunciou recentemente a iniciativa RE, que propõe repensar todas as operações da companhia e também envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis em todo o país. Entre as iniciativas propostas estão desde ações e projetos internos em busca de maior eficiência operacional e de maior sustentabilidade na produção e nas embalagens, até ações de conscientização dos consumidores, em meios on e offline, incluindo comunicações em pontos de venda e uma tecnologia exclusiva e inédita desenvolvida pela empresa. Além disso, a companhia também vai realizar ações internas de conscientização e inovação aberta envolvendo mais de 20 mil colaboradores, em todo o país. O objetivo é convidar vários agentes para a tomada de ações.
As ações se somam para ajudar a companhia a atingir seus grandes compromissos ambientais, como o de alcançar o impacto ambiental neutro em suas operações até 2030. Além disso, a Nestlé tem como objetivo tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. No Brasil, entre 2010 e 2018, as ações conduzidas pela empresa resultaram na redução de quase 37% no uso de água em suas operações e em 51% as emissões de GHG, além de garantir zero descarte de resíduos para aterros. Foi, ainda, a primeira unidade da Nestlé no mundo a alcançar 100% de uso de energia elétrica de fontes renováveis. Em 2018, também conseguiu reduzir em 20% o uso total de energia. Além disso, a companhia já reduziu mais de 1 milhão de kg de materiais de embalagem no período.
Cadeia de reciclagem
Como parte de seu compromisso de repensar todas as frentes para uma atuação mais sustentável, a Nestlé também entendeu que, para além de tornar suas embalagens recicláveis, um grande desafio era ajudar a desenvolver e ampliar a cadeia de reciclagem do Brasil, ainda bastante restrita.
Para isso, a companhia buscou um parceiro que atua de forma muito responsável e ampla nessa frente para somar forças. Assim, desde novembro, a companhia passou a apoiar o Cataki, iniciativa que conecta pessoas que precisam dar um correto destino aos seus resíduos com catadores e pontos de reciclagem mapeados na cidade. Hoje, cerca de 90% do lixo reciclado no Brasil é destinado à reciclagem por catadores. Por isso, o objetivo com a parceria é cocriar ações de conscientização sobre a importância dos catadores para a reciclagem e também contribuir para que esses agentes possam se desenvolver socialmente por meio de seu importante trabalho. Além disso, a expectativa é levar a plataforma do Cataki, para outras localidades brasileiras.
A Nestlé investe continuamente na próxima geração de talentos, com o objetivo de fornecer a eles as habilidades necessárias em seus futuros empregos e ajudá-los a desenvolver carreiras bem-sucedidas. O objetivo é que os jovens se tornem inovadores, empreendedores e criadores de sucesso, independentemente de seu campo ou nível de experiência.
Além disso, os consumidores também podem tirar dúvidas em outra plataforma que a Nestlé criou especificamente para a iniciativa RE e que traz informações diversas sobre reciclagem, destinação de resíduos, entre outros. O site pode ser acessado em: www.nestle.com.br/re