O dia 28 de agosto é marcado por ser o Dia Nacional do Voluntariado. Diante de uma data tão especial, a Cervejaria Ambev, por meio do VOA – programa voluntário de mentoria em gestão, que teve seu início no ano passado, optou por comemorar de uma forma inédita e inovadora, levando seus funcionários e sua expertise em gestão para além das paredes dos escritórios.
A companhia fechou seus escritórios na cidade de São Paulo, com a missão de levar seus funcionários para doarem seu tempo e habilidades em assuntos específicos, para em conjunto com representantes de 17 ONGs participantes do VOA, elencarem seus principais desafios de gestão e desenharem um plano de ação, que vai nortear as organizações para o seu melhor desempenho e efetividade da atuação.
“A ideia desta ação de voluntariado é inovadora, pois o foco é a capacitação em gestão das instituições, justamente o objetivo do Programa VOA. Acreditamos que com esta ação conseguiremos destacar um voluntariado diferenciado e levar o que temos de melhor na companhia, que é a experiência dos funcionários, além da certeza de deixar um legado positivo. Quando as organizações aprendem sobre gestão e se tornam mais eficientes, esse conhecimento tem o potencial de alavancar ainda mais o impacto social que elas geram.”, afirma Carlos Pignatari, gerente de Impacto Social da Cervejaria Ambev.
A ação também acontecerá em outras cidades onde há ONGs do VOA, impactando um total de 64 ONGs e contando com a participação de 3 mil funcionários pelo Brasil, além de dois vice-presidentes da companhia, Ricardo Gonçalves Melo, de Relações Corporativas, e Ricardo Morais Pereira de Melo, de Gente e Gestão. Os executivos participaram da ação no Instituto Cidadania Através do Esporte (CADES), que visa democratizar o acesso ao esporte e promover os valores do esporte educacional, desenvolvendo projetos em comunidades de alta vulnerabilidade social.
Sobre o VOA
O VOA é o programa criado pela Cervejaria Ambev para compartilhar com ONGs seus conhecimentos em gestão. O objetivo é ajudar essas organizações a se estruturaram melhor e, assim, ampliarem seu impacto positivo na sociedade. Por meio do VOA, a companhia capacita as ONGs e, ainda, incentiva o voluntariado entre seus funcionários. Todas as aulas e mentorias do programa são dadas por funcionários da cervejaria que se voluntariam para doar tempo e conhecimento para as participantes, transmitindo conceitos de gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores. Em 2018, primeiro ano do programa, 185 ONGs de todo o Brasil, selecionadas entre quase 2 mil inscritas, receberam consultoria personalizada. Foram quase 200 voluntários que dedicaram 12 mil horas para ajudar as ONGs a impactarem cerca de 2 milhões de pessoas. Em 2019, 71 novas organizações se juntaram ao programa e somam-se mais de 270 voluntários participando do programa.