OBJETIVOS 2025



GESTÃO DA ÁGUA

Meta: 100% das nossas comunidades em áreas de alto estresse hídrico com melhoria mensurável na qualidade e disponibilidade da água.



• A água é a nossa principal matéria-prima. Sabemos que a água segura e acessível é essencial para o bem-estar econômico, social e ambiental das comunidades. Nosso objetivo é produzir a melhor cerveja utilizando esse recurso com consciência e eficiência
• Para isso, atuamos com melhorias internas nos processos de nossas cervejarias. Enquanto isso, para fora de nossos muros, promovemos a conscientização sobre o uso da água por meio de nossas marcas e criando parcerias com cidades, ONGs e sociedade civil
• A nossa água AMA reverte 100% do seu lucro para levar água potável a quem não tem. Lançada em 2017, a água AMA já levou água potável por meio de investimento em infraestrutura em 9 comunidade do semiárido, beneficiando mais de 7.000 pessoas



AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Meta: 100% dos nossos produtores serão qualificados, conectados e suportados financeiramente



• Desenvolvemos comunidades agrícolas em todo o mundo, trabalhando com quase 50.000 agricultores. Estamos presentes em 15 países e nos 5 continentes para cultivar ingredientes da mais alta qualidade para nossos produtos – incluindo cevada, milho, arroz, lúpulo e mandioca - que nos permitem preparar as melhores cervejas
• Apoiamos nosso produtores a serem qualificados, conectados e financeiramente suportados, melhorando o rendimentos de grãos, lucratividade, administrando os seus recursos naturais de forma sustentável, como solo e água



EMBALAGEM CIRCULAR

Meta: 100% dos nossos produtos estarão em embalagens retornáveis ou feitas com conteúdo majoritariamente reciclado



Acreditamos que a responsabilidade pelo nosso produto se estende além do último gole de cerveja. Usaremos nosso alcance e influência para inspirar nossos fornecedores, parceiros, consumidores e governos a trabalhar conosco para reduzir, reutilizar e reciclar - ajudando a fechar o ciclo e eliminar o desperdício
Sobre os projetos em andamento:
• Mais da metade das garrafas de plástico PET do Guaraná Antarctica são feitas de resina reciclada, esta marca pioneira em Mundo Melhor iniciou os projetos em reciclagem em 2012. A marca tem o compromisso de até 2025 recolher ou reutilizar o equivalente a 100% das garrafas PET comercializadas
•Atualmente cerca de 50% do nosso volume é vendido em embalagens retornáveis. Desde 2014 a Cervejaria Ambev vem buscando aumentar a utilização das garrafas retornáveis, que podem ser reutilizadas aproximadamente 20 vezes. Mais de 1000 máquinas coletoras de garrafas retornáveis foram instaladas num esforço para aumentar o consumo nesse tipo de embalagem



MUDANÇA CLIMÁTICA

Meta: 100% de nossa energia elétrica comprada proveniente de fontes renováveis . Além disso, reduzir em 25% a emissão de carbono ao longo da nossa cadeia de valor



• A mudança climática é a questão mais urgente que o nosso planeta enfrenta. Pode ser resolvido através de uma ação concertada entre governo, sociedade e empresas. Nós da Cervejaria ambev estamos comprometidos em fazer a nossa parte. ”- Carlos Brito
•Em março de 2017, a AB InBev anunciou nosso compromisso de garantir 100% da eletricidade adquirida da empresa a partir de fontes renováveis até 2025. No total, isso mudará 6 terawatts-hora de eletricidade anualmente para fontes renováveis nos mercados onde a AB InBev opera e ajudar a transformar o setor de energia em países por todo mundo
• Nosso compromisso será igual à quantidade de energia produzida em um ano por painéis solares cobrindo a área de mais de 400 campos de futebol
• Estamos aumentando a capacidade de eletricidade renovável nos mercados em que operamos. Por meio de contratos de compra de energia, estamos impulsionando investimentos em nova infraestrutura, acrescentando eletricidade às redes locais



EMPREENDEDORES

Meta: 100% de nossos pequenos fornecedores capacitados para desenvolverem seu negócio



Nós acreditamos que o empreendedorismo é uma importante alavanca para transformar o contexto em que vivemos e ajudar a unir as pessoas por um mundo melhor não apenas agora, mas pelos próximos 100 anos e mais! Investir em pequenas empresas e start-ups significa aumentar a empregabilidade, a diversidade e gerar oportunidades para os que estão lutando para conquistar seu espaço e competindo com grandes corporações.

Pilares do Programa de Fornecedores:
Relacionamento: Queremos melhorar significativamente o nível de satisfação dos nossos fornecedores. Anualmente lançamos uma pesquisa de satisfação com 100% de nossa base e na sequência definimos planos de ações específicos buscando direcionar as insatisfações e melhorar o relacionamento.  

Expansão: Estamos facilitando a contratação de novos fornecedores pequenos e locais, e para acelerar este processo ao longo de cada ano promovemos feiras em diversas cidades, capacitando e nos aproximando de micro e pequenas empresas.

Desenvolvimento: Iremos facilitar, capacitar e certificar nossos micro e pequenos fornecedores para que se tornem mais produtivos e preparados, melhorando a capacidade de competir e prosperar. Neste ano estamos lançando o Manual de Excelência em Gestão Ambev abordando temas como Gente, Gestão, Sustentabilidade, Ganho de Eficiência, entre outros.”

OBJETIVOS E ODS DA ONU

Nossas metas de Sustentabilidade estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

FAQ

Sobre o programa da Aceleradora Ambev

1. Quantos desafios foram lançados?

Temos um total de 10 desafios , que endereçam uma vasta gama de questões, que variam desde tecnologia para agricultura até logística verde e upcycling, e que nos ajudam a alcançar as nossas metas globais de sustentabilidade para 2025 relacionadas a quatro grandes temas: agricultura sustentável, gestão de água, embalagem circular e mudanças climáticas. Esses desafios serão disseminados por todas as nossas unidades globais, com o objetivo de encontrar inovadores ao redor do mundo que podem encontrar soluções aos nossos desafios. Para mais informações, visite a aba “Os desafios”.

2. Por que a AB InBev está fomentando a Aceleradora?

Precisamos de parceiros e de soluções inovadoras: Nós definimos objetivos de sustentabilidade bastante ambiciosos, e sabemos que nenhuma companhia pode alcançá-los sozinha. A Aceleradora nos conectará a startups e inovadores que estão trabalhando para resolver os maiores desafios de sustentabilidade da atualidade, alinhados aos nossos objetivos globais.

Um manifesto pela inovação: Novas tecnologias e inovações estão aparecendo rapidamente, e a AB InBev quer liderar esse movimento. Por isso, procuramos parceiros para que possamos juntos acelerar o desenvolvimento de soluções de sustentabilidade com alto potencial transformador.

3. Outros desafios podem vir a ser lançados no futuro?

A Aceleradora Ambev é um programa anual. O lançamento desses 10 desafios é só o início de uma plataforma colaborativa global bastante ambiciosa.

4. Como a Aceleradora Ambev está conectada aos seus objetivos de sustentabilidade para 2025?

A Aceleradora trata-se de uma continuação de nosso longo trabalho em sustentabilidade. Nossos objetivos para 2025 se constroem sobre 10 anos de árduos trabalhos em sustentabilidade.

Os mesmos desafios de sustentabilidade estão sendo explorados: Os desafios que estão sendo lançados com o programa da Aceleradora Ambev estão alinhados com as nossas quatro grandes metas de sustentabilidade, que são:agricultura sustentável, gestão de água, embalagem circular e mudanças climáticas, as quais, por sua vez, conversam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Dessa forma, a Aceleradora pode ajudar não só a Ambev como também outras empresas e instituições a descobrir novas tecnologias e inovações em sustentabilidade.

Estamos abertos a parcerias: Para alcançar nossos desafios de sustentabilidade, tanto no passado quanto no futuro, sempre temos contado com parceiros e colaboradores. Acreditamos que a ação coletiva é indispensável para gerar mudanças verdadeiramente sistêmicas.

5. Os desafios serão abertos para todos? Ou eles são específicos para cada região?

Aberto a todos: Os desafios foram desenvolvidos com a colaboração de especialistas das nossas unidades ao redor do mundo para termos certeza de que estamos focando nas particularidades regionais que precisam ser levadas em conta.

Estamos procurando startups ao redor do mundo para responder aos desafios e estamos ansiosos para identificar tecnologias e melhores práticas que possam ser compartilhadas por todas as nossas unidades e para além da companhia.

Inscrições

6. Quem pode se candidatar? Há restrições no tipo ou tamanho de empresas que podem aplicar?

A Aceleradora Ambev está procurando por soluções inovadoras que tenham rápida escalabilidade e que tragam um impacto significante nas áreas de um ou mais de nossos dez desafios. Em consoante com a cultura da AB InBev, a aceleradora está interessada em apoiar ótimos times: empresas lideradas por empreendedores apaixonados que se cercam de pessoas talentosas estão sempre no melhor caminho para o sucesso.

Startups que tenham demonstrado sucesso na forma de propriedade intelectual, receita, clientes, pilotos ou contratos etc. terão mais chances de serem aceitas.

7. Qual estágio de maturidade de companhia vocês estão procurando?

Uma grande parte do programa é baseada no lançamento de pilotos para validação no mercado. Dessa forma, estamos focando em companhias que ou tenham um produto pronto para ir a mercado ou cujo produto já esteja no mercado. Companhias que estejam em estágios menos maduros serão consideradas apenas em casos excepcionais.

8. Como as startups são selecionadas para a aceleradora?

As companhias são avaliadas conforme as candidaturas são realizadas. Uma pontuação será atribuída em função dos seguintes critérios:

  • Compatibilidade com os desafios propostos
  • Habilidade de demonstrar sucesso no mercado
  • Time e expertise de mercado
  • Capacidade de executar um piloto em determinadas zonas do planeta

9. Quando saberei se fui selecionado?

O processo de seleção possui vários estágios, e a AB InBev se compromete em se comunicar ativamente com as startups ao decorrer do processo. Pedimos paciência enquanto analisamos todas as candidaturas. Os selecionadores serão notificados até no mais tardar algumas semanas após o fechamento das candidaturas.

10. O que as startups precisarão submeter para se candidatarem?

As startups precisarão completar o formulário de candidatura no AngelList. Além disso, precisarão confirmar se podem viajar para o exterior (especificamente para os Estados Unidos e para a Bélgica). Os fundadores precisam ter um passaporte válido com data de validade de pelo menos Janeiro de 2020. Além disso, os fundadores precisarão passar por um processo de background check (verificação de antecedentes).

Formato

11. Como o tempo deverá ser empregado no programa?

Os primeiros três meses do programa serão dedicados à execução de um piloto numa zona geográfica específica. O começo do programa compreende um período de três a cinco dias em Nova Iorque para um mínimo de 1 e máximo de 3 representantes da empresa (preferencialmente o CEO/CTO). As companhias selecionadas devem firmar o compromisso de trabalhar no desafio identificado na sua respectiva zona.

12. Como será organizado o grupo de selecionados?

Haverá três fases específicas:

  • Fase um: determinação da zona e piloto inicial. Haverá duas seções de ao menos três dias para todo o grupo em Nova Iorque durante esse tempo. Os gastos necessários (dentro do razoável) para a execução dessa fase serão cobertos.
  • Fase dois: a Aceleradora irá providenciar, pessoal ou remotamente, o planejamento e o desenvolvimento corporativo para dar suporte às startups ao passo que ganhem escala. A execução do piloto continuará concomitantemente com as potenciais oportunidades de investimento da AB InBev e dos parceiros.
  • Fase três: oportunidade de se apresentar no 100+ Global Demo Day em Leuven, Bélgica. As startups terão a oportunidade de escalar suas soluções para todas as regiões da AB InBev. Além disso, a AB InBev providenciará mentoria e suporte contínuos para ajudar as startups a terem sucesso dentro da AB InBev e além.

Valor

13. Por que uma startup ou inventor participaria do programa?

A Aceleradora providenciará suporte, orientação e acesso a potencial financiamento por meio de:

  • Oportunidades de consumo do piloto dentro da AB InBev (incluindo a possibilidade de escalar para todas as zonas da companhia).
  • Mentoria, treinamento e planejamento em desenvolvimento de produto, go-to-market, operações, vendas, etc.
  • Acesso a uma rede de cientistas, acadêmicos, especialistas, investidores, líderes de sustentabilidade corporativa, etc.
  • Potencial financiamento pela AB InBev e outros.

14. A AB InBev adquire participação na empresa? Existe algum prêmio em dinheiro ou alguma outra iniciativa financeira?

A Aceleradora vai fazer um aporte de capital via convertible notes de até U$ 100.000 em cada companhia. O objetivo é trazer startups para dentro do portfólio de investimentos da AB InBev, o que pode fomentar um relacionamento mais próximo da empresa com a AB InBev, assim como pode gerar um potencial para receber investimentos futuros da AB InBev e de seus parceiros. A AB InBev possui um portfólio ativo de startups em diversos estágios de maturidade (por exemplo, Pensa Systems, Paranoid Fan, Rappi e Convoy, entre outras).

15. Quanto investimento será angariado no final do programa?

Haverá um Demo Day no final do programa em março, onde as startups terão a possibilidade de solicitar um financiamento adicional não só da Aceleradora como também de investidores externos. No entanto, o sucesso do programa não é um limitador na quantidade de capital que os startups continuarão a captar no final do programa. O nosso objetivo é encontrar, testar e validar soluções para os dez desvios socioambientais; esse é nosso foco primordial.

Outras questões

16. Já estou trabalhando com a AB InBev. Posso me candidatar?

Sim. No entanto, deve-se declarar essa informação no momento da candidatura.

17. Vocês comunicarão regularmente o progresso do programa? Como vamos mensurar o sucesso da Aceleradora?

Sim, anunciaremos quando possível as conquistas alcançadas com relação aos nossos dez desafios.

No entanto, não haverá um calendário de comunicação pré-fixado. Estamos convencidos de que, apesar de a Aceleradora ser ambiciosa, nós devemos alcançar nossas metas até 2025.

18. Os candidatos abrem a mão da sua propriedade intelectual ao submeter uma proposta de solução para algum desafio durante a candidatura?

Não, os candidatos mantêm os direitos de exploração sobre a sua propriedade intelectual e não abrem a mão desses direitos durante a candidatura. No entanto, a AB InBev investe bastante todos os anos de P&D, de modo que é possível que já tenhamos desenvolvido alguma solução similar dentro da companhia, o que poderia gerar conflitos. Por isso, pedimos para que os candidatos revisem nosso acordo sobre propriedade intelectual e, caso se verifique a possibilidade de haver algum conflito, sugerimos que nos contacte antes de se candidatar [www.100accelerator.com/#contact]. Dessa forma, podemos avaliar se há algum potencial de conflito antes que a candidatura seja submetida.

19. Vocês haviam dito que o lançamento da candidatura seria em junho. A que se deve esse atraso?

Durante a fase de identificação dos desafios, recebemos centenas de submissões de universidades e especialistas no assunto ao redor do mundo. Por isso, demoramos mais do que o esperado para analisar todas as possibilidade e delimitar à lista de dez desafios que estamos publicando hoje.
Queríamos ter certeza de que tivemos o tempo necessário para analisar e selecionar criteriosamente os desafios corretos e implementar os feedbacks dos especialistas técnicos, dos investidores parceiros e das ONGs antes de lançar o programa.

20. As soluções que vocês procuram são exclusivas para a AB InBev? Ou outras empresas/organizações podem também se beneficiar das ideias e tecnologias?

Nossos desafios de sustentabilidade são fundamentalmente compartilhados com todos. Como queremos acelerar a aplicação dessas soluções em grande escala, as compartilharemos com nossos fornecedores, parceiros externos e outras empresas.

21. Em que o programa da Aceleradora Ambev se diferencia de outros programas do gênero lançados por outras instituições?

Ação coletiva é fundamental – Nenhuma outra companhia ou organização pode resolver os desafios atuais de sustentabilidade sozinha. Por isso, a Aceleradora vai estabelecer parceiras com cientistas, inovadores, empreendedores, estudantes e companhias ao redor do mundo para identificar e escalar novas soluções em sustentabilidade.

Desafios globais/Soluções locais: Os desafios que queremos enfrentar hoje são complexos, apresentando uma gama de variações e especificidades regionais. Nossa extensa capilaridade gerada por nossas unidades ao redor do mundo nos coloca numa posição única para resolver e entender os desafios de sustentabilidade em todas as comunidades onde vivemos e trabalhamos. Os desafios propostos no programa da Aceleradora Ambev foram gerados por meio de insights e informações dos nossos times e especialistas espalhados pelo mundo.

Compartilhamos soluções por toda nossa cadeia de valor– Os nossos dez desafios iniciais foram elucubrados para estimular a inovação na forma de ideias e tecnologias promissoras que estejam alinhadas com as nossas metas de sustentabilidade para 2025 em quatro grandes áreas: agricultura sustentável, gestão da água, embalagem circular e mudança climática. A Aceleradora Ambev pretende expandir as inovações por toda nossa cadeia de valor, indo desde os nossos produtores agrícolas locais que nos fornecem os ingredientes para nossas cervejas, até nossos grandes fornecedores de embalagens.

22. Como suas marcas estão sendo envolvidas no programa da Aceleradora Ambev?

Construímos uma companhia com um pensamento de longo prazo, objetivando fazer cerveja e construir marcas que continuarão unindo as pessoas pelos próximos 100 anos e além. Nossas marcas globais estão engajadas nas nossas iniciativas de sustentabilidade. Esse engajamento se tornará claro com um de nossos desafios em particular.

23. A Aceleradora contribuirá para o crescimento da AB InBev?

Sim, os desafios foram escolhidos para demonstrar nosso comprometimento em construir uma companhia de longo prazo:

  • A Aceleradora Ambev vai estabelecer novas parcerias para identificar e escalar novas soluções de sustentabilidade.
  • Estamos comprometidos em fazer uma cerveja da melhor qualidade possível. Para isso, precisamos de ingredientes naturais, de modo que garantir um meio ambiente saudável é crucial para nosso negócio.
  • Possuímos uma visão de longo prazo para a companhia. Dessa forma, é notável que sustentabilidade é fundamental para que nossa companhia perdure pelos próximos 100 anos ou mais.

24. O programa é mesmo uma iniciativa genuína, ou trata-se apenas de uma tentativa de mostrar que a companhia está fazendo o bem para a comunidade quando, na verdade, uma parte considerável do negócio se trata de vender cerveja?

Sustentabilidade está enraizada no nosso negócio: Nossos objetivos de sustentabilidade para 2025 foram idealizados para construir uma companhia que se mantenha firme no longo prazo. Estamos engajados em garantir um meio ambiente saudável e prosperidade para as comunidades em que atuamos, de modo que continuaremos a poder fazer cerveja e unir as pessoas pelos próximos 100 anos ou mais.

25. Como uma companhia de bebidas alcoólicas, vocês não deveriam dar maior prioridade no consumo responsável?

Continuamos totalmente comprometidos com o consumo responsável: Estamos engajados em reduzir o consumo indevido de álcool pelo mundo. Nossas metas globais de consumo responsável e de sustentabilidade fazem parte de um sonho maior de construir um mundo melhor e uma companhia que dure no longo prazo. Por exemplo:

  • Estamos comprometidos a investir ao menos um bilhão de dólares em campanhas de marketing e em programas para estimular o consumo responsável de álcool.
  • Além disso, já estamos conduzindo um projeto piloto em seis cidades com o objetivo de reduzir em 10% o consumo indevido de álcool, trabalhando junto com o poder público e com o mundo acadêmico.
  • E esse esforço está em linha com o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Saúde e bem-estar).

26. Vocês trabalham em vários países em desenvolvimento. Como vocês dão suporte às pessoas vulneráveis ao longo da sua cadeia de valor nesses lugares?

Nós nos dedicamos ao fornecimento responsável: Avaliamos o que compramos além dos aspectos tradicionais de prazos, custos e qualidade. Proibimos todas as formas de violação de direitos humanos ao longo de toda nossa cadeia de fornecimento. Temos uma política de direitos humanos e responsible sourcing, assim como processos robustos para garantir que essa política se traduza na ponta. Ética para nós é inegociável.

Damos suporte aos nossos produtores agrícolas: Por meio do nosso trabalho de desenvolvimento agrícola, garantimos o sustento de milhares de produtores agrícolas ao redor do mundo. Trabalhamos com aproximadamente 50.000 agricultores em 15 países para garantir a melhor qualidade possível para os ingredientes naturais que usamos em nossas cervejas – incluindo cevados, milho, arroz, lúpulo e mandioca.

Estamos dando prioridade ao desenvolvimento de fornecedores em áreas chave: Por meio de vários esforços para desenvolver fornecedores locais, estamos trabalhando para construir e fortalecer nossa base de fornecedores nos países em desenvolvimento.

Estamos procurando por parcerias para nos ajudar: Estamos procurando parceiros que podem nos ajudar a crescer o nível de transparência ao longo das nossas complexas cadeias de fornecimento e a gerar soluções escaláveis para aprimorar nossas práticas de responsable sourcing. Isso conversa diretamente com um dos desafios propostos no programa da Aceleradora.