RedBull TV mostra recorde de Fernanda Maciel no Aconcágua

Red Bull TV transmite documentário sobre recorde da ultramaratonista Fernanda Maciel. Foto: Red Bull Communications
Red Bull TV transmite documentário sobre recorde da ultramaratonista Fernanda Maciel. Foto: Red Bull Communications

 

Em 2015, a ultramaratonista Fernanda Maciel decidiu que estava pronta para encarar novos desafios. Escolheu, então, o Aconcágua para estabelecer um novo recorde: ser a primeira mulher a subir e descer a maior montanha das Américas em menos de 24 horas. Para conseguir realizar esse sonho e projeto pessoal, Fernanda teve que passar por muito treinamento e superar medos, frustrações e a própria natureza. Os bastidores e detalhes dessa conquista estão registrados no documentário “Aconcágua: a New Chance” disponível na Red Bull TV.

Corredora de montanhas desde 2006, Fernanda Maciel decidiu, há sete anos, largar o emprego como advogada, para se dedicar inteiramente ao esporte. No ano passado, então, resolveu que estava pronta para novos desafios e escolheu o Aconcágua, na Argentina, maior montanha das Américas com 6.962 metros de altitude, para concretizar o projeto pessoal – não sem muitas tentativas e dificuldades.

No início de 2015 e no início deste ano, Fernanda já havia tentado realizar o feito, mas as difíceis condições climáticas impediram que ela atingisse seu objetivo. Mesmo assim, voltou dias depois da última tentativa, confiante e sem desistir do que realmente queria, para tentar mais uma vez.

“A montanha é brutal! Eu tentei, fracassei. Tentei de novo, fracassei de novo. Voltar pra casa com vida era o meu maior desafio”, explica a atleta. “Eu sempre busco realizar projetos super difíceis, quase impossíveis pra mim! E este do Aconcágua era assim. Correr nas alturas, sem oxigênio, com neve, gelo e vento acima de 70 km/h é muito perigoso”, acrescenta.

Em 45 minutos, o documentário “Aconcágua: a New Chance” mostra as frustrações, o stress psicológico e físico, os treinamentos e todos os detalhes da trajetória de Fernanda Maciel, que alcançou seu objetivo no dia 22 de fevereiro de 2016. Uma equipe de filmagem passou quase um mês com a atleta para poder capturar todo esse desafio, o que representou um teste de resistência não apenas para Fernanda, como para todo mundo envolvido no projeto.

“Foi de longe a produção mais complexa que já fiz. Era um percurso longo, com 90 km, sem falar na questão da altitude. Além de operar câmeras e produzir o documentário, a equipe também tinha que estar preparada para tudo aquilo”, comenta o diretor Wiland Pinsdorf. “Tivemos que usar a criatividade para cobrir e contar toda aquela história, montar um verdadeiro quebra-cabeça com tanto material e tantos detalhes. Mas, no final, fomos bem-sucedidos na nossa tarefa”, explica.

Naquele 22 de fevereiro, depois de 22h52min e 90 km percorridos, a ultramaratonista se tornou a primeira mulher a chegar ao ponto mais alto das Américas e voltar em menos de um dia, com tudo registrado não apenas na memória, mas também em vídeo.

“Foi a coisa mais difícil e doida que já fiz na minha vida, com certeza. É a montanha que diz se você pode ou não fazer aquilo que quer. Somos nada. Sou muito pequena perto disso tudo. Ao mesmo tempo, me sinto gigante por ter conseguido”, finaliza Fernanda.

“Aconcágua: a New Chance” estará disponível online em www.redbull.tv a partir do próximo sábado, dia 17 de setembro.

Fonte: Red Bull Communications