ENERGÉTICOS

SAIBA MAIS SOBRE OS ENERGÉTICOS


O PRODUTO

São bebidas não alcoólicas com combinações de ingredientes que comumente incluem cafeína, taurina, vitaminas, bem como outras substâncias como glucuronolactona, aromatizantes e corantes. Os energéticos estão disponíveis em várias fórmulas e são oferecidos em uma variedade ampla de sabores e em versões com ou sem açúcar. Regularmente, uma lata de bebida energética de 250ml contém até 80mg de cafeína, o que é equivalente à quantidade da substância presente em uma xícara de café expresso.


HISTÓRIA

Criadas na Ásia, as bebidas energéticas têm sido comercializadas com crescente reconhecimento desde a década de 70. Ao final dos anos 80, quando chegam à Europa, consolidam seu sucesso que, posteriormente, atingiria inúmeros outros países. Atualmente disponíveis para consumo em quase todo o mundo, as bebidas energéticas oferecem sabores, refrescância, diversidade e benefícios característicos de suas propriedades, cuja segurança e controle de qualidade são regidos e atestados por diversas autoridades reguladoras.


REGULAMENTAÇÃO

No Brasil, as bebidas energéticas são regulamentadas pela ANVISA em Resolução especifica que trata de “Compostos Líquidos Prontos para o Consumo”. Primando pela segurança do produto e respaldada por pesquisas e padrões internacionais, a regulamentação nacional estabelece limites referentes às quantidades de cafeína e taurina, quais sejam 350mg/L e 400mg/100ml bem como avisos sobre o consumo de bebidas energéticas por grupos específicos que podem ser eventualmente mais sensíveis ao consumo de cafeína.


INGREDIENTES


CAFEÍNA


TAURINA

A taurina é um aminoácido que está presente na dieta diária e pode ser consumida naturalmente em alimentos como frutos do mar e carnes de aves.

A taurina presente no energético é produzida sinteticamente e tem exatamente as mesmas características e propriedades da taurina produzida pelo corpo. A taurina desempenha papel importante em diversas funções fisiológicas. Atua na regulação osmótica, função imunológica, no metabolismo de glicose, bem como no desenvolvimento neurológico e da retina.


VITAMINAS

As bebidas energéticas contêm uma variedade de vitaminas que produzem efeitos benéficos ao corpo humano. As vitaminas do complexo B, como a niacina, o ácido pantotênico, a vitamina B6 e a vitamina B12, são comumente adicionadas às bebidas energéticas.

Contribuem para o metabolismo de produção normal de energia e para a redução do cansaço e da fadiga. Além disso, o ácido pantotênico contribui com o desempenho mental.


CARBOIDRATOS

As bebidas energéticas podem ser adoçadas com açúcar ou com adoçantes. A quantidade de açúcar utilizada nas bebidas energéticas se compara com os níveis encontrados nos sucos de frutas. O açúcar de cana-deaçúcar ou o da beterraba, quimicamente conhecidos como sacarose, são os mais utilizados no mundo.

São fonte de energia para o organismo.