Concurso que premia os melhores rabiscos do mundo abre inscrições

Se tem uma coisa que todos os estudantes do mundo têm em comum, é o fato de rabiscarem um doodle entre uma aula e outra. Doodle é o nome dado àqueles desenhos que surgem nas margens dos cadernos como forma de passar o tempo. Desde 2012, a Red Bull tem incentivado essa brincadeira com um concurso internacional que premia os melhores rabiscos do mundo, o Red Bull Doodle Art.

Em 2017, estudantes de todo o Brasil poderão inscrever seus doodles de 3 a 21 de abril pelo site doodleart.redbull.com/pt-br/bra/. A partir de então, de 24 a 28 do mesmo mês, o público vai votar e escolher os melhores desenhos. Os dez mais votados farão parte de uma exposição que acontecerá em maio, no Red Bull Station, espaço cultural no centro de São Paulo.

No dia 13 de maio – após analisar os dez doodles expostos – um time de curadores vai anunciar o campeão nacional da competição, que representará o Brasil na final mundial do Red Bull Doodle Art. Nesta terceira edição, a competição ainda trará uma novidade em sua etapa final: uma experiência de realidade virtual, na qual os finalistas receberão um treinamento para recriarem a sua obra em uma pintura 3D.

Em 2014, na última edição do campeonato, o brasileiro Ramar Gama representou o país no mundial na África do Sul, que premiou o indiano Santanu Kaushik. “Vencer o Red Bull Doodle Art 2014 foi completamente inesperado pra mim, que nunca frequentei nenhuma escola de arte ou tive qualquer apoio. A competição me deu a oportunidade de mostrar a minha arte ao mundo. Agora eu sou um artista e ilustrador em tempo integral. E eu ainda rabisco doodles todos os dias!”, conta Kaushik.

O que é um doodle?

Um desenho despretensioso feito enquanto a mente está ocupada com outra coisa.

O que é o Red Bull Doodle Art?

Uma competição de arte mundial em que os estudantes universitários de todo o mundo apresentam seus doodles para serem julgados por seu estilo e criatividade. Um doodler de cada país participante é convidado a participar da final mundial, na qual competirá contra outros estudantes de mais de 40 países. Os rabiscos vencedores de cada país serão exibidos em uma galeria virtual global, que também é onde o campeão mundial será anunciado.

Inscreva seu doodle agora no doodleart.redbull.com/pt-br/bra/

Fonte: Red Bull Content Pool