Coca-Cola FEMSA Brasil patrocina projetos de comunidades de Brumadinho, Itabirito e Nova Lima em Minas Gerais

Os projetos “Reciclando Sonhos” e “Rede de Vizinhos Protegidos da Serra da Calçada e Parque do Rola Moça” foram os vencedores da segunda edição do edital de patrocínio “Novas Ideias para um Mundo Melhor”, realizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil em Minas Gerais. Cada um dos projetos vai receber aporte de até R$ 25 mil para desenvolver a iniciativa, em um prazo de um ano, com início em agosto de 2017 e término em setembro de 2018.

O “Reciclando Sonhos” foi idealizado pela Associação dos Catadores do Vale do Paraopeba (Ascavap) e tem o objetivo de aumentar a geração de renda dos catadores a partir da coleta de óleo de cozinha usado. O resíduo, depois de ser transformado em sabão, será comercializado pela associação. O projeto prevê também desenvolver ações contínuas e sustentáveis no âmbito da promoção social e de educação ambiental junto aos moradores do município de Brumadinho (MG), principalmente escolas,estabelecimentos comerciais, empresas e famílias localizadas nos bairros e localidades já atendidos pela coleta seletiva.

Uma das idealizadoras do “Reciclando Sonhos”, Alexandra Gonçalves Costa, afirma que editais como esse “são muito relevantes, pois a sociedade civil tem boas ideias, mas precisa de incentivos financeiros para colocá-las em prática”. “Temos a certeza de que o projeto ajudará muitas famílias e contribuirá para a melhoria da qualidade ambiental. Com isso, a Coca-Cola FEMSA Brasil demonstra uma preocupação com a sociedade do seu entorno, agindo de forma transparente e valorizando melhorias para as comunidades locais” declara.

Outra iniciativa que será patrocinada pela empresa é a “Rede de Vizinhos Protegidos da Serra da Calçada e Parque do Rola Moça”, elaborada pela Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente. O objetivo do projeto é estabelecer ações preventivas e de educação ambiental direcionadas aos frequentadores da Unidade de Conservação Serra da Calçada e o Parque do Rola Moça, de modo a evitar crimes ou infrações ambientais nessas áreas.

Segundo o major Juliano José Trant Miranda, o projeto é pioneiro no país e vai beneficiar as cidades de Brumadinho, Nova Lima e Itabirito. “Nossa meta é a educação ambiental e também pretendemos instruir os moradores da região a agirem da forma adequada quando identificarem algo errado” afirma.
De acordo com o gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Rodrigo Simonato, “a empresa acredita que projetos transformadores podem construir um futuro melhor para todos e, por isso, está investindo na concretização desses projetos”. Ele ressalta que, pelo segundo ano consecutivo, os projetos aprovados vão contribuir para fomentar iniciativas educacionais e de responsabilidade socioambiental no entorno da fábrica da empresa em Itabirito.

 

Fonte: Coca-Cola Brasil