ABIR debate na Câmara patrocínio de bebidas açucaradas ao esporte

Na tarde da última quarta-feira, 21/6, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) participou de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o Projeto de Lei nº 4.910/2016, de autoria do deputado Alfredo Nascimento (PR/AM), que visa proibir o patrocínio das empresas de bebidas açucaradas a atividades esportivas.

Em sua fala, o presidente da ABIR, Alexandre K. Jobim, destacou o empenho do setor de bebidas brasileiro com o marketing responsável e as implicações do projeto de lei, contrário à política da indústria de estimular um estilo de vida saudável da população, especialmente o incentivo a prática de atividade física e o combate ao sedentarismo. “Proibir a publicidade de bebidas açucaradas no esporte significa acabar com algumas modalidades esportivas no país e não acabar com a obesidade”, afirmou.

A importância do incentivo ao esporte e não vilanização de um produto específico, abordando as múltiplas causas que levam à obesidade, também foram destaque nas falas do vice-Presidente Executivo do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), Edney Narchi, e do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pedro Trengrouse. Os argumentos foram endossados pelos representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Bernard Rajzman, Diretor de Relações Institucionais e Adriana Behar, Gerente Geral de Planejamento e Relacionamento com as Confederações. O projeto foi, ainda, considerado problemático pelo professor doutor e mestre em direito pela UERJ, José Vicente Santos de Mendonça. Também participaram do debate a Conselheira Federal e Vice-Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Regina Oliveira e pesquisadora do IDEC, Ana Paula Bortoleto.

Confira a cobertura da audiência pública no twitter @abirbrasil e na íntegra no site da Câmara